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Como construir Inbound Marketing: Passo 1 – Automação de Marketing

Esse post é o primeiro de uma série sobre como construir Inbound Marketing através do seu site, blog, e-commerce ou landingpage, desenvolvido ou não em WordPress (caso utilize wordpress com o plugin contact-form-7 veja como é simples integrar ao integracao-aidax-contact-form-7-wordpress). Você deve estar ouvindo muito sobre Inbound Marketing, e a primeira coisa que pensamos quando vamos começar é em criar uma enorme lista de e-mails (ou capturar esses leads), e durante esse processo, segmentá-la baseada em perfis.

O conceito de Inbound Marketing é muito amplo, mas resumidamente é uma ação que se baseia na ideia de criação e compartilhamento de conteúdo voltado para um público-alvo específico, para conquistar a permissão de comunicar com seu público de forma direta criando um relacionamento que pode ser duradouro. No final do artigo você encontra referências que podem ajudá-lo a entender melhor essa definição.

Esse post é voltado para pessoas que desejam utilizar de alguma tecnologia para atingir seus objetivos com Inbound Marketing.

Os números dizem tudo:

  • Inbound Marketing gasta 62% menos em cada lead gerado do que o marketing tradicional;
  • 50% das empresas que investem no Inbound Marketing relatam um custo menor gasto com cada lead;
  • Pelo terceiro ano consecutivo o Inbound Marketing recebeu um aumento de 50% em investimento;
  • 80% da equipes de marketing adotaram o Inbound Marketing como objetivo estratégico fixo das empresas;
  • Aproximadamente 75% das agências de comunicação estão usando o Inbound Marketing;
  • Equipes de marketing estão direcionando 34% de sua verba ao Inbound Marketing. São 11% a mais do que a verba direcionada para o Marketing Tradicional.

Viu como o mercado já está apostando no Inbound Marketing? Os dados mostram que é uma excelente estratégia, com retorno comprovado e seguro. Não investir no Inbound é ir na contramão do comportamento de consumo atual, gastar mais com marketing tradicional e perder resultados de venda e geração de leads.

Vamos lá, GOGOGO!

Neste primeiro post iremos utilizar MailChimp: Send Better Email, que no modo gratuito permite uma base de até 2,000 contatos com disparos limitados em até 12,000 envios.

Para manter nossa base segmentada iremos utilizar o AIDAX, esse web analytics captura eventos dos acessos em seu site, blog, e-commerce ou landingpage, analisa eles dentro de parâmetros preestabelecidos e executa ações personalizadas e automáticas programadas. Essa ferramenta será fundamental para montarmos uma maneira automatizada de nos comunicar com a base de e-mails segmentada, além de  analisarmos as conversões em tempo real de nosso Inbound Marketing.

Com essa ferramenta é possível criar um fluxo de relacionamento com o usuário,  baseando-se em suas ações dentro de seu site, blog, e-commerce ou landingpage, seja uma conversão de like em sua rede social, uma aquisição de cupom de desconto ou recuperação de uma venda por carrinho abandonado.

A ferramenta também permite a integração de uma dashboard personalizada – irei explicar nos próximos posts como construir a sua – facilitando assim a análise personalizável para qualquer negócio.

Por que iremos usar AIDAX para criação de nosso Inbound Marketing?

Porque é simples e fácil de integrar. Envie todos os seus dados, a partir de qualquer fonte, e o quanto você quiser. Automatizar leads é diferente da proposta desse web analytics, ele prefere automatizar experiências.

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AIDAX é um programa que armazena, analisa e executa ações automáticas por você.

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Vamos lá! Criar formulário é o primeiro passo

Se queremos construir nossa lista de e-mails é primordial oferecer um formulário de cadastro, ou seja, um canal pelo qual as pessoas possam solicitar receber suas newsletters por exemplo.

Exemplos práticos de formulário de captura:

http://especialistaconsorcio.com.br
http://www.somos300.com.br/?pg=etapa-um

Criando Form de contato com HTML5, CSS3 e JavaScript.

No código fonte acima estamos incluindo o script de integração do AIDAX – verifique que existe a necessidade de criação de uma KEY (key=YOUR_CLIENT_KEY) para uso do sistema, peça a sua para experimentar pelo site do AIDAX ou e-mail de contato: contact@aidax.com.br.

Analisando dados coletados, a parte mais importante.

Seu chefe ou cliente não acredita em Inbound? Use os dados coletados para convencê-lo a investir em Inbound Marketing.

Algumas estatísticas do mercado:

1) Entre 57% e 70% de uma decisão de compra B2B é definida antes mesmo do consumidor entrar em contato com o fornecedor.
2) 93% dos processos de compra começam com uma busca online.
3) 34% de todos os leads gerados em 2013 vieram da estratégia de Inbound Marketing.

“Estes dados são os mais relevante para comprovar a necessidade e a eficácia do Inbound Marketing no cenário atual. Eles refletem a nova realidade do comportamento de consumo moderno: as pessoas estão mais ativas na hora da compra e são elas quem procuram por informações de um produto e não o contrário. O dado mostra que as pessoas decidem o que comprar e onde comprar antes mesmo de entrar em contato com uma marca. O último dado comprova que a estratégia de Inbound Marketing está realmente suprindo esta necessidade de informação das pessoas na hora da compra, e aumentando as vendas das empresas. Ou seja, tenha uma forte presença online e esteja preparado para receber as pessoas na hora que eles procurarem por você com intenção de compra. Em outras palavras: invista em Inbound Marketing.”
Redator Rock Content

Fortalecendo o relacionamento com seus leads:
4) Empresas que nutrem seus leads geram 50% mais vendas gastando até 33% menos em verba.
5) A nutrição de leads gera, em média, um aumento de 20% nas oportunidades de venda.

AIDAX: Web Analytics inteligente!

O AIDAX tem um QueryBuilder, que é uma espécie de explorador de dados coletados, facilitando a visualização de dados e já exibindo a API para integração com dashboards em tempo real. Com o exemplo acima podemos analisar quantidade de cadastros obtidos a partir do visitor goal “Newsletter”, tempo de hesitação do preenchimento do formulário como até mesmo as conversões de ações definidas com construção de perfis que irei explicar nos próximos posts. Se você entrou em contato com a equipe do AIDAX deve ter recebido o acesso ao QueryBuilder.

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O exemplo acima é muito pequeno relacionado ao potencial da ferramenta para análise de como seu usuário se comporta em seu site, blog, e-commerce ou landingpage:

Abaixo possibilidade de métodos de capturas pela plataforma do AIDAX

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A seguir um exemplo de análise de funil, baseado na meta que definimos com execução de um gatilho(ação automatizada predefinida) dentro do AIDAX, que criei como exemplo para facilitar o entendimento

Captura de Tela 2015-09-15 às 09.44.30Captura de Tela 2015-09-15 às 09.37.15

Teríamos o seguinte resultado:

Uma vez integrado, o AIDAX lhe permite visualizar os dados misturando todo o tipo de evento personalizado por você. No exemplo abaixo estou exibindo o resultado dos visitantes que efetuaram o cadastro no formulário de Newsletter, e converteram o gatilho hook (ação automatizada predefinida) na integração da lista do MailChimp (explico mais abaixo a criação da lista).

Captura_de_Tela_2015-09-15_às_09_44_36

Analisando o retorno da API, caso queira criar sua dashboard personalizada:

Captura_de_Tela_2015-09-15_às_09_37_29

Verifique que com as imagens acima fica claro a possibilidade que temos de segmentar os acessos de seu site, blog, e-commerce ou landingpage, facilitando a construção de uma base segmentada de acordo com eventos que você determinar relevantes para sua segmentação.

Agora vamos ao MailChimp para preparar a base de e-mails que irá receber esses dados segmentados.

Com uma conta já criada no MailChimp você deve criar uma nova lista que irá receber os dados segmentados.

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Após a criação de sua lista, deve-se gerar sua API Key dentro do MailChimp, para que o AIDAX possa enviar os dados automaticamente para sua lista.

Captura_de_Tela_2015-09-15_às_10_04_12 Captura_de_Tela_2015-09-15_às_10_04_50

Com o procedimento acima efetuado você terá acesso a sua API Key. Guarde esse número gerado, iremos utilizá-lo para integração.
Também devemos ter acesso ao ID da lista que criamos. Acesse Lists no Menu Superior,  efetue 1 clique no nome da lista criada na listagem e pegue o ID conforme a imagem abaixo.

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No meu caso, para facilitar enviei por e-mail para a equipe do AIDAX para ser feita a integração, enviando API Key gerada e ID da Lista.

Faça o teste do preenchimento do formulário e faça a análise dentro do ambiente do MailChimp, confirmando que os dados estão sendo integrados.

No próximo post irei explicar como automatizar uma régua de relacionamento com seus visitantes identificados, facilitando a comunicação com seu público alvo.

Sobre mim: http://gustavo-sanchez-palencia.branded.me/

Referencias:

AIDAX – Know more, act better ™

https://pt.wikipedia.org/wiki/Inbound_marketing

http://marketingdeconteudo.com/dados-inbound-marketing/

http://www.devmedia.com.br/criando-form-de-contato-com-html5-css3-e-javascript/29415

 

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