Como funciona Slack Team?

Desde os primórdios os humanos dependem da comunicação. Ao longo do tempo as formas de se comunicar foram evoluindo, as ferramentas foram se aperfeiçoando, preenchendo lacunas, garantindo sempre uma mensagem mais instantânea, mais prática e mais barata.
Dentro das empresas esse é um tabu. Isso porquê a escolha da ferramenta muitas vezes é feita por questões de custo, e não de eficiência. Por ferramenta, queremos dizer os e-mails, aplicativos de mensagem, softwares, enfim, essa infinidade de possibilidades que nós temos atualmente. Pergunte em qualquer lugar, qualquer empresa, se todos estão satisfeitos com a comunicação interna. Pois posso afirmar, sem sombra de dúvida, que a grande maioria não está. Isso porquê há sempre uma aresta. Aquele 1% que não deveria fazer falta, mas incomoda diariamente. Ao longo dos anos, foi criada uma grande quantidade de serviços de mensagens para ajudar as equipes a colaborar de forma mais eficaz. Cada um oferecendo o seu próprio conjunto de características interessantes, apelando para nichos, e, infelizmente, a maioria deles desapareceram ou não estão mais sendo desenvolvido ativamente.

Foi pensando nisso que surgiu o Slack. Um serviço de comunicação multi-plataforma, realizado pelos criadores do Flickr, que combina conversa em equipe com integrações com os outros aplicativos da web que sua equipe por ventura já esteja usando. As possibilidades são infinitas: crie canais abertos e privados para discussões com equipes de áreas ou projetos específicos; mande mensagens diretas; envie e armazene arquivos; acesse pelo computador, tablet ou smartphone; e se pode ficar melhor, essa é a hora: é de graça, para um número ilimitado de pessoas.

Uma das suas melhores funções é a sua pesquisa. Se algumas pessoas dentro de sua equipe estavam conversando sobre um projeto que precisa estar pronto amanhã, você pode rapidamente olhar através do histórico de seus canais e descobrir se algum progresso foi feito. Ainda melhor, a busca de Slack é global, por isso vai mostrar uma mensagem privada entre você e outro membro da equipe, bem como os resultados em qualquer canal que você tenha. Pesquisas nas contas gratuitas são limitadas às últimas 20.000 mensagens, mas você pode atualizar para o padrão por US$ 8 por usuário por mês, se você precisar de acesso ilimitado.

Em resumo, o Slack faz jus ao seu slogan “Be less busy” (Seja menos ocupado, em inglês), pois o ganho de tempo em centralizar tudo e todos no mesmo canal, é praticamente palpável. Seus desenvolvedores são dedicados a mantê-lo atualizado com a tecnologia mais recente, e o aplicativo Web é o melhor disponível para o trabalho. Agora que você tem uma idéia do que você pode fazer com Slack, pode valer a pena levar as coisas um pouco mais com integrações avançadas e múltiplos canais para acomodar sua equipe cada vez maior. Lembre-se, você pode fazer um monte de coisas de graça, então não fique com pressa para atualizar a sua conta. Inscrever-se é simples e demora menos de 5 minutos, e logo em seguida você já pode convidar as pessoas para o seu Team no Slack.

Como inscrever-se:

Captura de Tela 2015-12-15 às 08.54.47

A tela de confirmação de inscrição.

  1. Vá para a página do Slack e coloque o seu endereço de e-mail e nome da empresa, clique em “Cadastre-se gratuitamente” . Sugere-se usar o seu e-mail da empresa (um domínio personalizado) se você tiver um, porque Slack vai oferecer para adicionar e-mails adicionais a esse domínio para a sua equipe automaticamente quando se inscrever.
  2. Verifique seu e-mail para uma mensagem. Dentro dela, clique no botão  “Configure sua equipe agora” para começar.
  3. Você será perguntado se o endereço de e-mail que você está usando é o caminho certo. Clique “Sim, isso é o endereço certo”, se assim for; “Mudar para um e-mail diferente” irá enviar uma confirmação para um novo endereço.
  4. Em seguida, escolha atribuir um nome à sua equipe. Quando você terminar, clique em Avançar e fazer um nome de usuário para sua conta.
  5. Escolha uma URL para sua equipe. Ele terá de ser algo único, porque Slack lhe dá um subdomínio em seu site (seu-team.slack.com). Clique em Avançar quando terminar com isso.
  6. Conclua o processo de configuração, adicionando o seu domínio para as configurações da equipe. Se você gostaria de convidar mais pessoas para sua equipe, seus endereços de e-mail de entrada na próxima tela.
  7. Se tudo correr conforme o planejado, agora você vai ser redirecionado para o aplicativo Web Slack.

Agora é hora de começar a usar o serviço.

Convidar Membros da Equipe

Se você esqueceu de enviar um e-mail em fase de instalação, agora ainda é um bom momento para convidar os membros de sua equipe para Slack. Para fazer isso, clique no ícone de seta para a esquerda, no lado direito da interface Slack principal, selecione Diretório da equipe e clique no Convidar. Você será levado para a enviar convites da página. Coloque quantos endereços de e-mail você quiser no primeiro campo e canais no segundo. Note que o geral do canal será adicionado por padrão. Quando terminar, clique em Enviar Convites para despachar e-mails para a sua equipe.

Captura de Tela 2015-12-15 às 08.56.02

Certifique-se de avisar sua equipe para checarem seus e-mails e caixas de spam a procura do convite.

Conversas com Slackbot

Captura de Tela 2015-12-15 às 08.57.03

O incrível Slackbot ajuda você a começar.

Cada usuário será saudado com dicas de boas-vindas quando ele visita seu Slack equipe.

Quando você terminar o pequeno passeio, você vai ser informado sobre todas as ofertas de aplicativos Slack. Em seguida, você verá uma pequena bolha ao lado, na seção “Mensagens diretas” da barra lateral. Ele vai ajudar você e outros usuários a criar um perfil, começando por pedir seu primeiro nome. O bot vai continuar a fazer várias perguntas, como se você deseja adicionar seu nome de usuário do Skype ao seu perfil e se você não teria mais alguém para convidar para a equipe. Tudo isso leva cerca de dois minutos.

Usando Canais

Se você estiver familiarizado com a tecnologia IRC , os canais não serão um conceito novo para você. No contexto do Slack, os canais são usados ​​como um meio para separar diferentes tópicos – salas de chat distintas. Você pode usá-los para gerenciar projetos diferentes dentro da mesma empresa.

Captura de Tela 2015-12-15 às 08.58.10

Precisa de um novo canal? Um clique, dois campos, mais um clique e você tem isso.

Dica: Se você tem um monte de canais e sempre quer que um seja de fácil acesso, selecione-o, passe o mouse sobre o seu nome, e favorite-o para colocá-lo no topo da barra lateral.

Quando você configurar Slack, você vai ver dois canais na barra lateral: gerais e aleatórios. Você pode adicionar um novo, clicando no “Criar um canal”. Quando você faz isso, você vai ser convidado a dar-lhe um título e descrição. Quando terminar, clique em Create Channel e ele vai ser adicionado aos canais da sua equipe. Você também pode criar um Grupo Privado , que só será visto por membros da equipe com o acesso. Esses membros também serão os únicos que poderão pesquisar o grupo. Isto pode ser útil se você precisar de paredes digitais entre seus companheiros.

Primeiros avisado

Captura de Tela 2015-12-15 às 08.58.55

Customize suas notificações.

Slack suporta notificações de desktop no navegador e seus aplicativos nativos. Ele também suporta notificações push no iPhone e Android.

Se você não está recebendo alertas quando alguém menciona você em um canal, você pode precisar ativar as notificações. No Mac e aplicativos da Web, você pode fazer isso no Safari Preferências, selecionar Notificações, e mudar a seleção ao lado de equipe name.slack.com para Permitir .

Dica: Mencione nome de alguém em um canal e eles vão receber um alerta por padrão.

Captura de Tela 2015-12-15 às 08.59.35

Permitir notificações de navegador no Safari é a chave para alertas de trabalho no Slack.

Se as notificações do Slack não estão habilitadas, você pode corrigir isso clicando no botão ao lado do seu perfil no canto inferior esquerdo e selecione Preferências . No Guia de Notificações, certifique-se que uma das duas primeiras caixas sob Desktop Notifications está marcada. O primeiro irá enviar-lhe uma notificação a qualquer momento se algo acontece em seus canais, e a segunda só irá enviar-lhe quando você for mencionado ou enviar uma mensagem direta.

Se você quiser manter-se com certos termos em seus canais, você pode fazê-lo adicionando-os ao campo Palavras Destaque, que funcionará se as notificações estiverem ativas. Cada vez que uma das palavras é usada em seus canais, você será alertado. As notificações também podem ser substituídos em uma base por canal. Clicando na seta para baixo ao lado do nome do canal vai revelar um menu de configuração.Selecione as preferências de notificação do Canal e você vai ser capaz de substituir notificações globais, com a exceção das palavras de destaque.

Integrando

Digamos que você queira compartilhar rapidamente alguns esboços do projeto com sua equipe. Você poderia enviá-las todas no Dropbox, ou você pode adicionar a integração Dropbox para sua equipe Slack. Google Drive é suportado também, se você preferir. Outro caso de uso bom seria RSS para a sua equipe de jornalistas.

Captura de Tela 2015-12-15 às 09.00.19

Você pode conectar um grande número de diferentes serviços no Slack para melhorar a experiência da sua equipe.

Há muitas maneiras que você pode usar Integrações para beneficiar sua equipe. Ao invés de dar-lhe ideias de como usar Integrações, eu vou lhe mostrar como adicionar uma.

  1. No Slack, clique na seta para baixo ao lado de seu nome do canal e selecione “Adicionar uma integração de serviços” . Você será levado para uma página web.
  2. Encontre uma integração que agrada a você e clique no botão + Service-Name ao lado dele. Na próxima página, você verá um  Guia de Utilização . Eu recomendo clicar  Expandir  para entender o que a integração é capaz, antes de adicioná-la.
  3. Instalação depende do serviço, mas normalmente vai ser solicitado em qual canal que você gostaria de adicionar a Integração, seguido de autenticação, se você está se conectando ao Slack para uma conta externa, como o Dropbox ou Twitter.
  4. Quando você terminar, teste a sua integração para ter certeza de que funciona corretamente.

Integrando Dropbox

Captura de Tela 2015-12-15 às 09.00.56

Selecionando Dropbox como Integração.

Desde Integrações de compartilhamento de arquivos em Slack são muito semelhantes, aqui está um bom exemplo passo-a-passo de um ajuste para cima e usá-lo. Eu gosto Dropbox, então optei por escolhê-lo para este exemplo, mas os passos e funcionalidade final será semelhante para o Google Drive, Box, e os outros também.

Instalação

Captura de Tela 2015-12-15 às 09.01.41

Dar permissão Slack para acessar arquivos no Dropbox.

  1. Como acontece com qualquer Integração, começar por abrir Slack. Uma vez lá, clique na seta para baixo ao lado de seu nome do canal e selecione  Adicionar uma integração de serviços . Você será levado para uma página web.
  2. Role para baixo até localizar Dropbox e clique no  + Dropbox botão.
  3. Clique na azul  autenticar a sua conta do Dropbox no botão Autenticaçãoseção para iniciar o processo de integração.
  4. Você pode ser solicitado a fazer login na sua conta do Dropbox. Se você já estiver conectado, clique em  Permitir para conceder acesso Slack aos seus arquivos Dropbox e pastas. Você será levado de volta para a página Dropbox Integração se esta for bem sucedida.

Uso

Captura de Tela 2015-12-15 às 09.02.21

Rapidamente importar um arquivo Dropbox a partir do interior Slack.

Agora que você já conectou com sucesso Dropbox para folga, é hora de experimentá-lo. Se você voltar para um de seus canais de folga e clique no botão de upload para a esquerda do campo de texto principal, você verá uma nova opção:  Importar do Dropbox . Clique nela para abrir um Dropbox Chooser janela, permitindo que você selecione um arquivo para upload da sua conta Dropbox. Escolha quantos arquivos desejar e clique  Escolha a trazê-los para Slack.

Captura de Tela 2015-12-15 às 09.02.59

Comentando sobre um arquivo.

Uma vez que um arquivo é importado, você será solicitado a dar-lhe um título – se o original não é suficientemente descritivo – e descrição – opcional. Será, então, postou no canal ativo para o resto de sua equipe para ver. Agora, existem algumas ações que podem ser tomadas:

  • Abra-o . Você pode abrir o arquivo no Dropbox para visualizá-lo clicando em seu título e selecionando Abrir em Dropbox a partir do  Flexpane  (a seta para a esquerda no canto superior direito da tela) menu.
  • Comentários . Sua equipe será capaz de comentar sobre os arquivos que carregou por tanto selecionando o título ou a abertura da Flexpane  e selecioná-la.
  • Pesquisa . Dropbox e todas as outras integrações estão totalmente ligado ao Slack da funcionalidade de pesquisa, o que significa que você pode encontrar estes arquivos, mesmo quando você pensou que eles estavam muito longe. Se você apagou do seu Dropbox, porém, eles estão muito longe.
  • Atualizar o conteúdo do arquivo . Quando você tem o arquivo selecionado noFlexpane , você pode ter certeza que é atualizado em Slack, clicando no conteúdo do arquivo de atualização do link.
  • Compartilhando . Arquivos Dropbox pode ser compartilhado com os membros da equipe específicos depois de importá-los para um canal. Basta clicar no Compartilhar link e escolha  Compartilhar com uma pessoa  no Compartilhar com menu drop-down. Você pode acrescentar um breve comentário também. Clique  Compartilhar  quando você está acabado.
  • Remoção . Você pode remover uma importação Dropbox a partir de um canal clicando no  – botão à direita do nome do canal. Você também pode removê-lo a partir de Slack, clicando no vermelho  Excluir Slackligação no  Flexpane .

Pesquisando

A última das funções headliners do Slack é pesquisa. Os desenvolvedores estão muito orgulhosos deste, porque uma vez que você integra algo com Slack, você pode pesquisar os arquivos que carregou, tweets que foram postados no Slack, projetos Trello que estão ativos, e as mensagens enviadas pelos membros da equipe específicos.

Captura de Tela 2015-12-15 às 09.03.41

Procurando por algum câmera bondade postou nosso editor justo.

Se sua equipe está trabalhando em um projeto específico para os últimos dias, mas você esteve fora do escritório, a pesquisa é a maneira perfeita de voltar para as coisas, desde que você está usando Slack para colaborar. Você pode pesquisar por termos relacionados ao projeto, clicando no  Pesquisa de campo e digitação. Não há necessidade de pressionar enter – é instantâneo.

Resultados da pesquisa serão exibidos na  Flexpane , e há algumas maneiras de filtrar-los, se você clicar no  + mais opções de  botão. Note que estas opções de trabalho para ambas as  mensagens e arquivos de  guias.

  • Por usuário . Por padrão, a busca vai passar por mensagens postadas por todos . Você pode rapidamente mudar isso para você mesmo clicando no  Just You botão no Flexpane . Se você quiser ver o que outro membro da equipe vem dizendo, clique na seta para baixo à direita do  Just You e selecione o seu nome. Você também pode procurar por ela. Apesar de nomes de usuário que está sendo exibido, a inserção de um nome completo será exibido aos usuários que atribuiu ao seu perfil.
  • Tempo ou relevância . Selecionando  Mais recentes mostrará as mais recentes mensagens ou arquivos que correspondem à sua busca;  Mais importantes  mostrará que Slack acredita ser os mais aplicáveis.
  • Canal e em grupo . Por padrão, a busca irá exibir os resultados de  todos os canais , mas você pode mudá-lo, selecionando o menu drop-down ao lado  do canal e escolher um que você gostaria de pesquisar. O mesmo vale para os grupos.
  • Limitando . Ao marcar a caixa ao lado de  Limite irá restringir os resultados de busca para os canais e grupos que você tem aberto no momento.

Captura de Tela 2015-12-15 às 09.04.14

Mais câmera discussão sobre a esquerda, com algumas telas de casa para a direita.

Todos os resultados da pesquisa são expansíveis, por isso, mesmo que possa parecer, há uma mensagem relacionada com o que você procura, você pode clicar nele para vê-lo em contexto: duas mensagens antes e depois. Além disso, a seleção de  Salto irá mover seu feed principal para o resultado. no botão Data vai trazer você de volta no tempo, direcionando-o para que o tempo em arquivo Slack do canal.

Anúncio

Going Mobile

Antes de terminar as coisas, há um pouco mais importante do Slack eu não ter chegado a ainda: Mobile. Quando você estiver em movimento, participando de reuniões, recebendo café, e voando no voo 815, que poderia ser uma boa idéia para verificar com sua equipe e ver como eles estão fazendo. A interface do Slack é tão consistente em todas as plataformas que começar em um dispositivo móvel será natural. Para esta seção móvel rápida, eu vou estar usando um iPhone.

Captura de Tela 2015-12-15 às 09.04.48

IPhone app Slack. E sim, esta é a minha conta real.

Quando você baixar o aplicativo para o iPhone, você será bem-vindo e rapidamente mostrado os recursos disponíveis. Deslize para a esquerda duas vezes para o Get Started tela e toque em Entrar . Digite o e-mail que você usou para configurar Slack e toque em Recuperar Conta . Toque no site que você deseja entrar para, digite sua senha, e eis – Slack foi criado em seu iPhone. Você também pode querer permitir notificações push quando o aplicativo pede para você.

Para acessar seus canais, passe para a direita; para acessar seus arquivos e configurações, arraste para a esquerda. Tudo o resto é basicamente o mesmo que os aplicativos de desktop. Há algumas coisas que você não pode acessar, como configurações de canal, mas o aplicativo móvel deve ser suficiente para ajudar você a ficar conectado com sua equipe na estrada.


Agora que você tem um conhecimento sobre a criação de uma conta com Slack, ficando sua equipe conectados e administrar as coisas, enquanto no escritório e em trânsito. Agora, vá trabalhar um pouco.

Referências: 

https://biomassabr.uservoice.com/knowledgebase/articles/402565-slack-ferramenta-com-sala-para-o-trabalho-virt

Grupos no Slack Team

AIDAX: Bigdata/WebAnalytics

 

Captura de Tela 2015-09-15 às 13.23.41