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Seguindo os seus passos! Web Analytics, Bigdata

Já não é novidade que a tecnologia avança a cada dia, nem tão pouco que as empresas que não estiverem atualizadas e conversando na mesma língua que seu público pode cair no esquecimento. Mas seguindo essa linha, queria falar um pocuo sobre as tecnologias que estão sendo desenvolvidas para deixar a internet ainda mais “personalizada”, se é que podemos chamar assim.

Em suposições recentes, divulgadas pelo portal Olhar Digital, estima-se que ainda esse ano o Brasil se tornatá o 4° pais mais conectado do mundo. Estimativa que sustenta a previsão dos 20% de aumento no faturamento do mercado online divulgado pelo E-bit. Tendo isso divulgado, muitos profissionais vem trabalhando intensamente para melhorar cada vez mais a experiência do Usuário, a experiência de compra, a aproximação do consumidor e etc, pois sabemos que o caminho mais rápido para a conversão é conhecer o nosso cliente.

E é bem isso o assunto que gostaria de colocar em discussão hoje…

COMO CONHECER MELHOR O NOSSO CLIENTE?

Alguns de vocês já devem ter pensado no famoso “Big Data”, aquele obscuro tema que a gente ouve falar a anos mas que nunca viu funcionar direito. Outros devem ter pensado no Web Analytics que é uma excelente ferramenta. Mas eu vou falar sobre uma mistura dos dois, o AIDAX.

Lembra da historinha de João e Maria? Aquela parte em que o João atira pedaços de pão pelo caminho para saber voltar… Agora imagine que você é o João, e que o site é a floresta… nessa metáfora o AIDAX é o Pão.

O AIDAX é uma ferramenta que converte os passos de cada usuário em informação, que são usadas para melhorar a performace da plataforma e a experiência de usuário. Por exemplo:

João entrou no site e não fez o login, João é um usuário anônimo, sabendo disso o sistema dispara uma ação que oferece desconto para os usuários logados. João se interessa por descontos, por isso faz o cadastro no site.

Missão 1 – Captura de Lead = Check

João agora é um usuário identificado, o AIDAX dispara um email de boas vindas para João com um generoso desconto para a primeira compra. João gosta de descontos… então ele clica na news e vai para o e-commerce para sua primeira compra.

Missão 2 – Engajamento qualificado = Check

No site, o AIDAX acompanha todos os seus passos, registar os cliques, o tempo em cada página, as paginas visitadas, os produtos clicados… O sistema esta aprendendo sobre João… A navegação continua até que o João acha um produto e clica em comprar.

Missão 3 – Conversão = Check

Assim que João faz sua compra o AIDAX envia um email confirmando a compra, o endereço e o pagamento. Nos dias que seguem João recebe um email com a atualização do status de pedido, desde o “pago” ao “saiu para entrega”. O produto chegou, na cor certa, no tamanho certo, no prazo, sem nenhum problema e ainda com um cartão “vale desconto” para a sua proxima compra. João ficou muito satisfeito.

Missão 4 – Experiência de compra = Check

João fez sua compra e ficou um mes sem logar no site… O AIDAX sente falta de João… por isso dispara um email com as novidades do mês e as promoções especiais para ele. João lembra da ótima experiência de compra e volta ao site.

Missão 5 – Pós venda e manutenção de relacionamento = Check

Agora vem a melhor parte… nenhuma das ações acima, tirando a expedição, pacote e entrega, precisou de interferência humana. Todas essas ações são pré programadas no AIDAX que faz a análise do usuário e faz os gatilhos para chegar até o cliente na hora certa.

E a segunda melhor parte… Todos os “foot-prints” que João deixou no site são apresentados em uma Dashboard, onde o programador pode identificar os vãos, falhas e quais ações estão dando mais resultados.

Assim conseguimos criar perfis de usuários, que são importantíssimos para o workflow da empresa, independente do setor de atuação. Afinal as tecnologias tendem a convergir todos os dados para a geração de resultados, fazer com que o objetivo de todos sejam alcançados com o maior índice de satisfação possível, tanto para o comerciante, que converte muito com essas ações, quanto para o cliente que consegue um atendimento personalizado e eficaz.

A grande sacada dessas novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas e aos poucos lançadas é essa, usar os dados de perfis de usuários para deixar o ambiente virtual cada vez menos “frio”, buscando uma aproximação dos clientes e da empresa. Isso sem sombra de dúvidas é o futuro do mercado online e é muito benéfico para nós.

O pensamento que fica sobre o texto é:
Conhecendo bem, atendemos melhor

Se tiverem qualquer dúvida sobre o AIDAX, acessem e entrem em contato:www.aidax.com.br

E para continuarmos essa conversa é só mandar uma mensagem ou email.

Um abraço,