Jovens mogianos criam startup AppTicket de venda de ingressos nas redes sociais.

Maike Robert e Rodrigo Sakai profissionais da internet e do mercado publicitário criaram o AppTicket em 2012, para atender as necessidades de um cliente durante a promoção de um evento musical. Depois de procurar outros aplicativos, descobriram que nenhum aproveitava todas as potencialidades e alcance das redes sociais de forma eficiente. Alguns aplicativos direcionavam o público para páginas que também divulgavam outros eventos. Além disso, nenhum serviço atendia toda a gestão da venda de ingressos.

O AppTicket é um sistema que facilita a venda de ingressos e inscrições pela internet, tanto para o produtor quanto para o cliente final. Também na versão mobile – celular, smartphones, tablets etc,  o público faz a compra do ingresso ou inscrição via dispositivo móvel. Enquanto isso, o dono do evento pode acompanhar em tempo real todo o desempenho de vendas dos ingressos, bem como o fluxo de caixa e as modalidades de pagamento utilizadas pelo público: cartões de crédito, boleto ou débito bancário. Se o produtor quiser o sistema pode ser integrado aos pontos de venda físicos.

Um aporte financeiro recebido pela Startup em 2013, fez com que seus fundadores investissem no aprimoramento dos serviços oferecidos pelo aplicativo. De acordo com Maike Robert é necessário oferecer os serviços a preços acessíveis aos produtores “Assim, não cobramos a tal da ‘taxa de conveniência’ tipicamente utilizada neste mercado – em geral entre 15% e 20%, mas sim um percentual que varia de 5% a 10%, a depender do número de ingressos vendidos”. Dessa forma, os dois ganham: o sistema quando há maior volume e o produtor que não terá seu faturamento prejudicado.

O AppTicket conta ainda com dois diferenciis no segmento: a compatibilidade da ferramenta com o ambiente online do criador do evento e a possibilita da venda de ingressos nas redes sociais. Assim, o público pode “curtir” o evento e realizar  a compra sem sair da rede social, compartilhar e indicar o evento aos amigos.

O produtor inscreve e gerencia o seu evento via internet, acompanha em um painel de gerenciamento todo o desenvolvimento do trabalho, confere em tempo real a saída de ingressos em todos os pontos de vendas, sabe quantos lugares sobram ou faltam no evento e qual meio de pagamento está sendo mais efetivo.

A ferramenta é dotada de sistemas de segurança para garantir o sigilo dos dados e também para a validação de pagamentos e impressão de boletos e comprovantes. Para quem compra os ingressos, toda comunicação, inscrição e pagamento são feitos mediante inserção de dados pessoais e enviados via e-mail. O produtor também recebe em listagens a relação de todos os compradores.

O AppTicket foi a empresa vice-campeã do ProXXIma Startup, competição realizada em maio de 2013, onde cinco empresas foram escolhidas finalistas entre as que apresentaram as soluções mais inovadoras do mercado de internet.

Atualmente, a Startup é parceira exclusiva dos eventos de corrida da FlexPé, shows da AR Produções, eventos do Cidade Viva e, a partir deste ano, das festas Akimatsuri.

Por essas – e por outras – o AppTicket foi a empresa vice-campeã do ProXXIma Startup, competição realizada em maio de 2013, onde cinco empresas foram escolhidas finalistas entre as que apresentaram as soluções mais inovadoras do mercado de internet.

A AZClick tem orgulho em apoiar e incentivar projetos como esse.
Parabéns a toda equipe AppTicket!

Andressa Gomes e Fabiana Lima
Redação AZClick.