AZClick_27_11-550x550

Google favorece páginas mobile-friendly

Sim, o Google anunciou esse mês através do seu Blog Oficial que vai favorecer sites que apresentem uma versão para celular, os chamados “sites responsivos”.

Quem nunca se deparou com a situação de tocar em um resultado de uma pesquisa do Google no celular e encontrar um site com texto e botões pequenos e fotos enormes? Isso acontece, e muito, pois a maioria dos sites ainda não são otimizados para receber acessos de dispositivos móveis, como celulares e tablets. E isso pode ser uma experiência frustrante para os usuários, que a cada dia se distancia mais de tudo o que é fixo e não adaptável.

Por isso, desde o dia 18 desse mês, o Google vem adicionando um rótulo de “Mobile-friendly” nos resultados de buscas feitas a partir de um dispositivo móvel, assim como o exemplo abaixo:

Example

https://www.example.com

Mobile Friendly – This is an example of website that is

well designed for mobile devices.

Mas qual o critério para ser enquadrado no “Mobile-Friendly”? A página é elegível para o rótulo quando cumpre os seguintes critérios, perante o Googlebot:

– Evita software que não é comum em dispositivos móveis, como o Flash;

– Usa o texto que pode ser ligo sem aumentar o zoom;

– Tamanhos de conteúdos compatíveis com a tela, para que o usuário não tenha que deslocar a pagina horizontalmente;

– Links bem posicionados para facilitar o toque do usuário.

O Google também disponibilizou alguns recursos para ter certeza de que sua página cumpre os critérios do “Mobile-friendly” como o “Mobile-Friendly Test” (link), e mais alguns documentos (em inglês) que ajudam a esclarecer os parâmetros avaliados pelo Google.

“Vemos esses rótulos como um primeiro passo para ajudar os usuários móveis para uma melhor experiência de navegação mobile e também estamos experimentando o uso desses critérios para posicionamento de resultados “ranking”.” (trecho extraído do Blog Oficial do Google)

Mais uma vez, o Google premia os sites que estão preocupados em melhorar a experiência do usuário e oferecer conteúdos relevantes em uma plataforma adaptável. E o seu site, ele está pronto para o mobile-friendly?

Luiz Hac, designer AZ Click